No ano de 2013, visando proporcionar autonomia, implementar melhorias na gestão das atividades, recursos e parcerias (instituições, pesquisadores, patrocinadores, comunidades e outros atores envolvidos no desenvolvimento dos estudos técnicos/científicos já realizados e novas iniciativas) foi criado o Instituto Meros do Brasil (IMB).

O IMB é uma instituição fundada pelos próprios precursores e integrantes do Projeto Meros do Brasil, que, desde 2002, atuam no estudo e na conservação dos meros e dos ambientes marinhos e costeiros no Brasil. Apesar de ser uma instituição relativamente nova o Instituto tem como bagagem todo expertise de seus pesquisadores, conquistado nos 18 anos de atuação do Projeto na costa brasileira.

Com a criação do IMB a marca Meros do Brasil deixou de ser apenas um nome, passando a ter caráter jurídico, fortalecendo e legitimando suas ações de pesquisa e conservação.

O grupo de pesquisadores e profissionais que compõem o corpo de fundadores e sócios do IMB, além do expertise técnico-científico, têm uma ampla experiência em administração, gestão e execução de projetos com enfoque socioambiental, conquistados através de diversas fontes de apoio, financiamento e patrocínios. Dentre esses podemos destacar Programa Petrobras Ambiental/Socioambiental; Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO); Transpetro (Filiais nos estados de SC e ES), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq); Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza; Organizações Governamentais de fomento à Pesquisa Estaduais; Organizações Não Governamentais Nacionais e Internacionais (Linha D’Água, PADI Aware, PADI Foundation) entre outros.

O Instituto conta com uma rede importante de parcerias que envolve Organizações Governamentais, Organizações da Sociedade Civil, Agências de Fomento, Universidades, Institutos de Pesquisa, Movimentos Sociais e Culturais e que atuam no desenvolvimento e alcance dos objetivos. Da mesma forma, a relação do IMB com a sociedade é considerada primordial e levada em consideração no planejamento das suas ações.